"Poderão existir cristãos que não sejam misericordiosos? Não! A misericórdia está na gênese do ser cristão, é o fulcral do Evangelho". As palavras são do Papa Francisco durante a audiência geral desta quarta feira onde o santo Padre continuou a meditação sobre a maternidade da Igreja.
Na ocasião o Papa lembrou que a misericórdia "é uma aprendizagem fundamental que recebemos da Igreja" no cumprimento do recebido de Jesus: «Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso». Para o Papa "a Igreja ensina-nos que não basta amar a quem nos ama ou nos faz o bem; é preciso dar de comer e beber a quem tem fome e sede; devemos visitar e cuidar daqueles que estão doentes, presos, abandonados, daqueles que estão próximos da morte. E como nos ensina? Não com lições teóricas, mas com o exemplo de tantos santos e santas que serviram Jesus através do amor ao próximo; e nos ensina também com o exemplo de tantos pais e mães que educam seus filhos a compartilhar o que têm. Nas famílias cristãs, a hospitalidade é sagrada", recordou o Papa, citando a lembrança de uma paroquiana argentina, que queria ensinar os seus três filhos a partilhar. "E um dia, no almoço, um senhor bateu à porta pedindo comida. A mãe então pediu que as crianças dessem, cada uma, metade da carne e das batatas que comiam. Os filhos deram resposta positiva à interpelação da mãe e deram «o que temos, não o que nos sobra».
Para o Papa as circunstâncias da vida pode fazer com que "se cometam erros". Mas não se pense "que os presidiários, são piores do que nós", lembrou o Papa porque "todos somos pecadores", e por isso "capazes de cometer os mesmos crimes de quem está na prisão.
Não basta fazer o bem a quem nos faz o bem. Para mudar o mundo para melhor, é preciso fazer o bem a quem não é capaz de retribuir, como fez o Pai conosco, doando-se Jesus. "Quanto pagamos pela redenção? ", perguntou o Papa à multidão. "Nada, é gratuita. Assim como fez o Pai, devemos fazer o bem gratuitamente. "
Após a catequese, Francisco saudou, em várias línguas, os cerca de 50 mil peregrinos presentes na Praça de São Pedro. Aos de língua portuguesa afirmou: " Queridos amigos, as obras de misericórdia são essenciais para a nossa vida cristã. Olhai ao vosso redor, há sempre alguém que precisa de uma mão estendida, de um sorriso, de um gesto de amor. Quando somos generosos, nunca nos faltam as bênçãos de Deus. Obrigado!
Educris com agência. Zeni
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu o comentário, queremos saber a sua opinião sobre a postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.