Mídias Sociais

 Mídias Sociais e o seu uso

A Igreja com o Concílio Ecumênico Vaticano II, através do decreto “Inter mirifica”, manifestou a sua convicção sobre a importância do uso dos meios de comunicação social e das tecnologias a serviço da evangelização. Abrindo o documento, afirma o decreto que, dentre as maravilhas do gênio humano, está a comunicação! O uso dos meios de comunicação através das tecnologias “contribuem eficazmente para recriar e cultivar os espíritos e para programar propagar e afirmar o Reino de Deus” (IM,2).
O interesse da Igreja pela comunicação social e, hoje através da internet, usando as mais variadas redes sociais e ferramentas digitais, é a promoção da evangelização. O Papa São João Paulo II afirmou que o primeiro areópago dos tempos modernos é o mundo das comunicações que está unificando a humanidade e transformando-a numa “aldeia global» (cf. Redemptoris Missio,37)

No contexto do envio missionário dos doze encontramos uma séria recomendação de Jesus aos seus discípulos dizendo:“o que digo a vocês na escuridão, repitam à luz do dia, e o que vocês escutam em segredo, proclamem sobre os telhados” (Mt 10,27). Os discípulos de Jesus foram convocados a serem honestos, claros, explícitos, autênticos e audaciosos no anúncio do Evangelho. Proclamar sobre os telhados o que Jesus disse, significa também assumir a coragem de fazer ecoar suas palavras com a maior visibilidade e alcance possível. Isso combina com a recomendação do ser Sal da terra e Luz do mundo. Temos ao nosso alcance, hoje, muitos meios disponíveis para cumprir esse desejo de Jesus.

Outra recomendação muito significativa são as palavras do apóstolo Paulo a Timóteo afirmando: “rogo a você diante de Deus e de Jesus Cristo, que há de vir para julgar os vivos e os mortos, pela sua manifestação e por seu Reino: proclame a Palavra, insista no tempo oportuno e inoportuno, advertindo, reprovando e aconselhando com toda paciência e doutrina. Pois vai chegar o tempo em que não se suportará mais a doutrina; pelo contrário, com a comichão de ouvir alguma coisa, os homens se rodearão de mestres a seu bel-prazer” (2Tm 2,2-3).

Dom Antonio de Assis Ribeiro 
Bispo Auxiliar de Belém do Pará

 

O texto na integra se encontra no site da CNBB 

Fonte: https://www.cnbb.org.br/evangelizar-atraves-das-midias-digitais/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu o comentário, queremos saber a sua opinião sobre a postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

POSTAGEM EM DESTAQUE

EXORCISMOS: REFLEXÕES TEOLÓGICAS E ORIENTAÇÕES