sexta-feira, 4 de junho de 2010



‘Vaticano: Harry Potter não é nenhum problema para o cristão


São Paulo (SP), 4/2/2003-15:48

No Brasil, foi particularmente intensa a campanha contra Harry Potter. Eu, que desde o começo defendi publicamente essa obra (também na Catolicanet), fiquei muito feliz com as recentes notícias do Vaticano sobre HP.

O Boletim da Zenit de 3-2-03, informa que o Padre Peter Fleetwood, representante da Santa Sé na coletiva de imprensa de lançamento do documento sobre a New Age, declarou taxativamente (mas de passagem, como convém a assunto óbvio...) que "Harry Potter não representa nenhum problema: na infância de todos nós houve fadas, magos, anjos e bruxas, e isso não é mau mas uma ajuda para que as crianças entendam o conflito entre o bem e o mal".

E mais: a autora J. K. Rowling "é uma cristã; não talvez do modo como gostariam alguns bispos, mas vive como cristã e escreve como cristã". Estavam presentes também o cardeal Paul Poupard, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura e o arcebispo Michael Fitzgerald, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Interreligioso. Cfr: http://www.zenit.org/spanish/visualizza.phtml?sid=30865

Agora cabe a cada um de nós escolher: ficar com o bom senso da Igreja ou com aqueles "católicos" que se empenharam tanto em criticar HP e, em alguns casos, valendo-se de calúnias vergonhosas e indesculpáveis contra a autora.

Prof. Dr. Jean Lauand - Prof. Titular de Filosofia FEUSP

Fonte: Agência Zenit

Data Publicação: 15/04/2008